O perfil da Nasa no Twitter publicou nesta quarta-feira um presentão para quem acompanha ansiosamente os preparativos para o primeiro voo do helicóptero Ingenuity em Marte: uma seção de vídeos com respostas de perguntas feitas por internautas.

E quem responde sabe do que está falando: os vídeos tem a participação de MiMi Aung, gerente do projeto, e do Dr. Thomas Zurbuchen, administrador adjunto da agência.

Várias perguntas foram relacionadas à falha que causou o adiamento do primeiro voo, que originalmente estava marcado para o domingo passado.

Segundo Aung, um ligeiro “descompasso” entre o computador de voo e um “supervisor” que monitora a saúde dos sistemas fez com que o teste de rotação das hélices em velocidade máxima fosse abortado, pois a resposta do computador não foi recebida a tempo.

Outra pergunta foi sobre o processo de desenvolvimento da correção para o problema, com uma atualização de software. Aung resume os passos: determinar a causa, desenvolver uma solução, testar a solução. Eles usam um segundo helicóptero, idêntico ao Ingenuity, que fica em no laboratório na Nasa para fazer os testes.

E aí? Tem dúvidas também? Então é só entrar no twitter da Nasa, caprichar no inglês e quem sabe sua resposta sai publicada na rede social. Não é muito bacana?

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Nasa tira dúvidas de internautas sobre o Ingenuity apareceu primeiro em Olhar Digital.