Em razão do atraso no retorno da missão Ax-1, o lançamento da Crew-4, que vai levar quatro astronautas para uma temporada de seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS), foi adiado mais uma vez. A nova data só será definida quando a missão Ax-1 deixar a ISS, retornando à Terra como a primeira missão totalmente privada, fato que deveria ter acontecido na terça-feira (19), mas não foi possível por conta das más condições do tempo na costa da Flórida, onde a cápsula Crew Dragon pousará. É bem provável que o retorno aconteça na quinta-feira (21) ou na sexta-feira (22).  

Preparativos da missão continuam 

A missão Crew-4 decolaria na manhã do próximo sábado (23), saindo da plataforma 39A do Centro Espacial Kenney da NASA, mas a orientação agora é esperar pelo menos dois dias de intervalo entre a partida da Ax-1 da ISS e a chegada da Crew-4, sendo uma medida de segurança adotada pelas equipes da NASA e da SpaceX. 

Mesmo com o adiamento, os tripulantes continuam os preparativos e já até posaram para fotos com os trajes espaciais. Eles também participaram do chamado “ensaio seco”, que simula as operações durante um lançamento oficial. 

Leia mais:

Entenda a missão Crew-4 

A missão Crew-4 levará ao espaço os astronautas norte-americanos Robert Hines e Kjell Lindgren, a astronauta norte-americana Jessica Watkins (todos da NASA) e a italiana Samantha Cristoforetti, da agência espacial europeia (ESA) para viver e trabalhar na ISS.

missão crew tripulantes
Tripulantes da missão Crew-4 já estão preparados para embarcarem rumo à ISS; ansiedade deve estar em altos níveis por conta dos constantes adiamentos dos últimos dias. Imagem: SpaceX

Vale lembrar que Jessica Watkins, que faz parte do Programa Artemis que pretende nos levar de volta à Lua a partir de 2025, será a primeira mulher negra a conduzir uma missão de longo prazo – ela viverá e trabalhará na ISS por um período mínimo de seis meses, podendo estender sua estadia em até um ano (tal qual a NASA fez com Mark Vande Hei).

Via: Spaceflightnow

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Lançamento da missão Crew-4 é adiado mais uma vez, mas deve acontecer ainda este mês apareceu primeiro em Olhar Digital.